TCE-MT bate recorde de medalhas em Olimpíadas dos Tribunais de Contas e já se prepara para receber evento

Com recorde de medalhas, a delegação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) volta das Olimpíadas dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (OTC) com a 9ª colocação no ranking geral do evento. O grupo marcou 881 pontos e finalizou a disputa, realizada em Natal (RN), com 9 medalhas de ouro, 5 de prata e 8 de bronze. 


As 22 honrarias superam os números das últimas edições, já que em 2019, último encontro antes do período de recesso provocado pela Covid-19, os participantes trouxeram para casa 15 medalhas. Em 2018, foram 17 e, em 2017, ano da primeira participação do TCE-MT nos jogos, foram 10. 

 

Diante disso, o chefe da delegação, conselheiro Sérgio Ricardo, falou sobre o desempenho das equipes e dos reflexos positivos nas rotinas da instituição. “O esporte torna os servidores muito mais unidos e, consequentemente, mais produtivos. Este foi um momento muito importante, participamos com uma delegação grande, e continuaremos em busca de mais títulos nas próximas provas.”


O conselheiro também lembrou que a edição de 2023 da OTC acontecerá em Mato Grosso e que a Corte de Contas já se prepara para receber o evento. “Será a Olimpíada do Pantanal, quando o TCE-MT estará comemorando seus 70 anos de existência.  Além de incentivar o esporte, fomentaremos a economia de Mato Grosso, movimentando hotéis, pontos turísticos, restaurantes e agências de turismo”, pontuou.


Já o presidente da comissão organizadora em Mato Grosso, Nelson Kawahara, agradeceu a todos os atletas pelo desempenho e comprometimento com a competição. “Cada um teve seu papel nos jogos e isso foi importante para chegarmos a esse resultado excelente. Também agradeço ao presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, pelo apoio incondicional para que pudéssemos chegar a essa pontuação.”


Organizada pela Associação Nacional Olímpica, Recreativa, Cultural e Social dos Tribunais de Contas do Brasil (ANOSTC), esta foi a maior Olimpíada em número de participantes, mais de 1,4 mil, desde o início dos jogos, em 2005. Desde a última edição, a delegação mato-grossense mais do que dobrou e o número de participantes chegou a 70 neste ano, o sexto maior do país.


Vale destacara que Mato Grosso inaugurou as premiações nas Olimpíadas com a primeira medalha de ouro do evento, conquistada por Florence Lima Verde, nos 5 km do atletismo. O estado também encerrou as premiações ao receber as duas últimas medalhas de ouro, entregues ao conselheiro Sérgio Ricardo e o servidor Anthonny, de Arruada, campeões na bocha.


Florence também se destacou entre os atletas da Corte de Contas mato-grossense ao garantir o maior número de medalhas de ouro para o TCE-MT, tendo vencido as provas de atletismo nos 100 metros, 400 metros e corrida rua 5 km “Treino sempre, então isso já faz parte da minha rotina. Por isso considero que fui bempreparada para as Olimpíadas”, comentou.


As disputas reuniram representantes de 27 cortes de contas e do Tribunal de Contas da República do Uruguai distribuídos entre 23 modalidades: basquete, futsal, futebol society, futevôlei, voleibol, vôlei de praia, atletismo, beach tennis, bocha, boliche, corrida, natação, tênis de campo, tênis de mesa, tiro esportivo, pesca, sinuca, poker, dominó, damas, xadrez, truco e pebolim.


A técnica de controle público externo do TCE-MT, Elaine Siqueira, participa pela terceira vez dos jogos, competindo na natação.  “Também venho tentando participar das modalidades coletivas e estou aprendendo a gostar. Nosso desempenho tem melhorado a cada ano, devido ao entrosamento com a equipe. Isso reflete muito no dia a dia porque melhora o relacionamento e o esporte melhora a nossa saúde.”


Também é caso do auditor público de controle externo Humberto Farias Júnior, que competiu no tênis de mesa, beach tennis, futebol, vôlei e atletismo. “Começamos de uma forma mais amadora, com poucos atletas e pouco apoio, mas essa participação aumentou muito e consequentemente nosso rendimento melhorou também”, concluiu.


Confira a lista de medalhistas:


 Modalidades   Sexo   Atleta   Medalha 
Atletismo 100 m Livre Feminino Florence Arruda Ouro
Atletismo 100 m Master Feminino Florence Arruda Ouro
Atletismo 400 m Livre Feminino Florence Arruda Ouro
Atletismo 400 m Master Feminino Florence Arruda Ouro
Atletismo 400 m Master Feminino Elisângela Guia Bronze
Beach Tênis Simples Livre Feminino Paula Mendes Prata
Bocha Dupla Masculino Sérgio Ricardo/ Anthony Arruda Ouro
Corrida 10 km Master Feminino Wania Oliveira Bronze
Corrida 10 km Sênior Feminino Vaudireme Terterelho Bronze
Corrida 5 km Livre Feminino Florence Arruda Ouro
Corrida 5 km Master Feminino Elisângela Guia Bronze
Natação Borboleta Sênior Masculino Marlon Ascenção Bronze
Natação Costa Sênior Masculino Marlon Ascenção Bronze
Natação Crawl Sênior Masculino Marlon Ascenção Prata
Tênis de Campo Dupla Livre Feminino Lourinne Neves/Letícia Machado Bronze 
Tênis de Campo Dupla Livre Masculino Nelson Kawahara/Francisney Siqueira Prata
Tênis de Campo Dupla Master Masculino Marcelo Bianchini/Teófilo Júnior Ouro
Tênis de Campo Simples Livre Masculino Francisney Siqueira Ouro
Tênis de Campo Simples Master Masculino Francisney Siqueira Ouro
Tênis de Campo Simples Master Masculino Teófilo Júnior Prata
Tênis de Campo Dupla Sênior Masculino Nelson Kawahara/ Marcelo Bianchini Prata
Tiro esportivo Masculino Anderson Luis Bronze

Com informações do TCE-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.