Os atletas do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) foram homenageados na sessão plenária do dia 08/09/2022.
Texto discursivo sobre o desempenho da delegação piauiense:
Excelentíssima Senhora Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Conselheira Lilian Martins, demais membros do Colegiado de Julgamentos desta Corte de Contas, Colegas Servidores Atletas, Ilustres Técnicos de Esportes da delegação de atletas piauiense, todo o quadro de servidores lotados nesta Casa de Contas, Senhoras e Senhores!
Isaquias Queiroz é um canoísta brasileiro, conquistou vários títulos de canoagem pelo mundo afora e fez história na Rio 2016 ao se tornar o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas olímpicas em uma mesma edição dos jogos. Em um de seus depoimentos ele revelou, no seu jeito simples de falar, sobre a importância dos treinamentos: “Mesmo quando os Jogos Olímpicos foram em casa, no Rio de Janeiro, no Brasil, eu não fiquei nervoso, não fiquei com esse negócio de “Ah, é a primeira olimpíada, como é que vai ser? Eu tenho obrigação?” … Não! Fiz o que faço de melhor, que é remar. É aquela coisa, eu treinei, então vou conseguir. Agora, se eu não treinar, vou ficar nervoso, vou ficar preocupado!”.
Prezados senhores, foi com esse mesmo critério de Isaquias que a delegação piauiense partiu para as Olimpíadas de Natal-RN. Já saiu vitoriosa daqui de Teresina, isto porque, os seus servidores atletas acreditaram em si mesmos, tinham-se lançados aos treinamentos com muita dedicação e foram esses treinos, orientados pelos entusiasmados técnicos, com abdicação e força de vontade que os alavancaram. Logo de início, já surgiram as primeiras conquistas, quais foram, condicionamentos psíquico-físicos, entrosamentos nos coletivos, fortalecimento em matéria de saúde e na desejável aspiração da “qualidade de vida” e, óbvio, lá em Natal-RN, simplesmente, apenas para se obter o tão almejado coroamento, com mérito, resultado do prévio dever de casa, exercitado com esmero e muita boa vontade.
Lógico, todos deram a sua máxima contribuição, alguns com suas expertises mais elevadas, com atletismo de alto nível para os padrões medianos da maioria dos servidores do TCE, os quais estão disseminados, entre nós, nas várias modalidades esportivas, contudo, ressalte-se, que as honrarias também recaem, com muito mérito, sobre àqueles que, corajosamente, cientes das limitações, no individual, mas sabedores do valor e da importância da participação coletiva quanto às suas contribuições pessoais, às vezes, até mais fervorosas, no entanto, todos irmanados, por essa causa voluntária deste grupo consolidado chamado DELEGAÇÃO DE ESPORTES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO PIAUÍ.
A propósito, durante os meses de preparações nos treinamentos, procurou-se cumprir linhas de planejamentos com estratégias bem delineadas, visto que, além da participação efetiva nos treinos, individuais e coletivos, havia uma corrente intensa de informações no grupo OTC NATAL-2022, para que todos se mantivessem integrados pelo otimismo e entusiasmo, e nesse sentido, várias mensagens, vídeos, fotos, imagens, áudios, figuras, eram lançadas a cada instante, com enfoques entusiásticos, todas elas com contextos motivadores no ambiente salutar de harmonizações e respeitos mútuos.
Todos nós, por termos participados das correntes motivadoras, fomos agraciados por essas iniciativas, todavia, em particular, sem demérito aos demais colegas propulsores dessa dinâmica de incentivos, quero ressaltar que houveram dois colegas que se propuseram e elaboraram com muita boa vontade, dois excelentes vídeos-aulas: DICAS PARA SE MOTIVAR E DISCIPLINAR NO ESPORTE, por Paulo Sérgio Castelo Branco Carvalho Neves e O PONTO ÓTIMO DO ATLETA por Leonardo César Santos Chaves, ambos auditores da DFENG, que nos ofertaram com essas belíssimas obras de altruísmo, dignas, elogiáveis por quaisquer visualizadores com bons discernimentos literários deste País.
Por outra abordagem, Abrahan Lincoln, ex-presidente dos EUA, com uma de suas célebres frases, atemporal, posicionou-nos com o seguinte teor: “Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento”.
E aqui, senhoras e senhores, está o produto do esforço de todos os colegas atletas que, com muita atitude e muita dignidade, esta delegação de esportes triunfou, no quadro de troféus, medalhas e conquistas de posições, e arrebatou três troféus de campeões em modalidades coletivas de Futebol Society Sênior, Voleibol Feminino e Futsal Masculino Sênior e, NESTE MOMENTO solicitamos, honradamente, aos colegas capitãos e capitã, dessas equipes, que os façam as entregas dos referidos troféus à PRESIDÊNCIA deste TRIBUNAL, por pertencerem, com orgulho, a toda grande família TCE-PI e, por extensão, a todos os cidadãos piauienses.
Aproveitando-se a ocasião, com serenidade, pelo apoio que a atual gestão desta Casa vem ofertando, Senhora Presidente, solicitamos seja feita a execução, quanto mais breve possível, da nova galeria de troféus, que seja em local visível para a visitação do público em geral, para que todas as pessoas possam contemplarem a pujança e a grandeza das várias conquistas esportivas deste Tribunal ao longo de quase essas duas últimas décadas.
Elencando-se sobre as demais conquistas, foram logradas mais cinco medalhas de OURO, sete de PRATA, onze de BRONZE, cinco em QUARTO LUGARES, doze em QUINTO, oito em SEXTO, onze em SÉTIMO e oito em OITAVO lugares, as quais, devidas a grande quantidade de medalhas e de posições pontuadas nas diversas modalidades esportivas, achamos desnecessárias enumerá-las, no momento, mais ainda, por já estar sendo divulgadas em vários canais de comunicações, ou seja, nas páginas das Intranets do TCE-PI e da Associação dos Auditores, nos Quadros de Avisos do Tribunal, no Instagram, nos grupos de Watssapp e em város outros meios.
………………………………………………………………………………………..
OURO (5 medalhas): Corrida 10 Km Masculino Livre; Vôlei de Praia Feminino Senior; Futebol Society Sênior; Futsal Masculino Sênior; Vôlei Indoor Feminino.
PRATA (7 medalhas): Corrida 10 Km Feminino Máster; Bocha Feminino; Atletismo 100m Feminino Sênior; Atletismo 400m Feminino Sênior; Atletismo 100m Masculino Sênior; Tênis de Mesa Dupla Feminino Máster; Futebol Society Máster.
BRONZE (11 medalhas): Corrida 5km Feminino Livre; Natação Borboleta Feminino Máster; Natação Revezamento Feminino Livre; Natação Peito Masculino Livre; Natação Revezamento Misto Livre; Tênis de Mesa Dupla Feminino Livre; Tênis de Mesa Dupla Feminino Máster; Futebol Society Livre; Futsal Feminino Livre; Futsal Masculino Livre; Futsal Masculino Máster.
4° LUGAR (cinco): Atletismo 400m Masculino Livre; Tênis de Mesa Simples Feminino Livre; Tênis de Mesa Dupla Feminino Livre; Tênis de Mesa Dupla Masculino Livre; Basquete Feminino.
5° LUGAR (doze): Futevôlei Misto Livre; Atletismo 100m Feminino Livre; Beath Tênis Dupla Feminino Sênior; Dominó Feminino; Natação Borboleta Feminino Livre; Natação Costa Feminino Livre; Natação Crawl Feminino Livre; Natação Peito Masculino Livre; Natação Crawl Masculino Sênior; Natação Revezamento Masculino Livre; Vôlei de Praia Feminino Máster; Vôlei de Praia Masculino Máster.
6° LUGAR (oito): Corrida 10km Feminino Livre; Corrida 10km Masculino Livre; Atletismo 100m Masculino Livre; Beach Tennis Simples Feminino Livre; Natação Costas Masculino Livre; Tênis Simples Masculino Máster; Tênis de Mesa Simples Feminino Máster; Tênis de Mesa Simples Masculino Livre.
7° LUGAR (onze): Corrida 10km Feminino Livre; Corrida 5km Masculino Sênior; Atletismo 400m Feminino Máster; Atletismo 400m Feminino Sênior; Atletismo 400m Masculino Sênior; Beach Tennis Dupla Feminino Sênior; Dominó Feminino; Natação Crawl Feminino Sênior; Natação Costa Masculino Livre; Natação Revezamento Misto Sênior; Vôlei Indoor Masculino.
8° LUGAR (oito): Bocha Feminino; Beach Tennis Simples Feminino Máster; Dominó Masculino; Natação Crawl Feminino Máster; Natação Borboleta Masculino Livre; Tênis de Mesa Simples Feminino Máster; Tênis de Mesa Simples Masculino Máster; Basquete Masculino.
………………………………………………………………………………………
Por todos esses aspectos, estamos convictos que valeu à pena, que o piauiense não se dobra diante dos desafios, foi lá, fez o bom combate e, para concluir, permitam-me fazer uma bela citação de Mábio Viana: “Acredite na vida. Lute com garra e determinação por seus objetivos. Tenha consciência de seus obstáculos. Não fuja e não se apavore diante deles. Enfrente os desafios e combata com coragem seus medos. Tenha, cultive, conserve e propague sempre pensamentos otimistas e positivos. Respeite e proteja a Natureza. Trate as pessoas com educação, benevolência, honestidade e sinceridade. Ajude quem precisa de você sem olhar a quem. Não discrimine, não humilhe e muito menos pense que é melhor que os outros. Lembre-se que ninguém é superior e nem inferior a você”.
OTC 2023 DO PANTANAL, EM MATO GROSSO, QUE NOS AGUARDE!!!
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E VAMOS COM FÉ!!!